Este blog é dedicado aos momentos de convivência em família e amigos. Quase sempre esses momentos acontecem em eventos gastronômicos e regados a um bom vinho.
sábado, 18 de agosto de 2007
O dia era 24 de fevereiro de 2007
Compramos as uvas no Ceasa e um amigo do Doutor Sérgio transportou até o sítio.
Nessa mesma semana, meu pai, Wiland, postaria o seguinte texto na comunidade de vinho caseiro do Orkut:
Pessoal,estou em S.P., ainda deve haver uva Sta. Izabel no CEASA vinda de Sta.Catarina, eh por aih.
Exemplo:
80 kg de uva Sta Izabel
07 kg. açucar cristal ( no maximo 10% do peso das uvas), este ano elas estao bem doces, choveu pouco na epoca da colheita.
o resto eh so alegria e trabalho.
Em um recipiente de plastico (tipo lixeira) para 60 litros, jogue as uvas desgalhadas e amassadas, pode ser com as mãos (ATENÇÃO SEM OS CACHOS, ELES TEM MUITO TANINO)adicione o açucar e mexa com uma colher de madeira ate o açucar desaparecer.( ATENÇÃO NÃO USAR NADA DE METAL, ALUMINIO, FERRO E QUETAIS SÃO PROIBIDOS).TRABALHAR COM PLASTICO, INOX E VIDRO, tudo muito bem limpo e seco.
Eh preciso atenção ao amassar as uvas para não quebrar os caroços, eles estragam o vinho, por isso usam-se as mãos ou os pés(inheca),.
Deixa-se esta mistura, POR UMA SEMANA, cobrindo o recipiente com um pano, EH PRECISO MEXER PELO MENOS TRES VEZES AO DIA, PARA MANTER AS CASCAS SEMPRE MOLHADAS, neste periodo as cascas ficarão em cima, o mosto no meio e os caroços e impurezas em baixo.
No setimo dia, retire as cascas com cuidado, deixe-as escorrendo em uma peneira de plastico, caindo o mosto restante em um outro recipiente, não aperte muito tentando economizar, a perda existe mesmo.
Transborde o mosto para garrafoes (20 litros)destes de agua mineral,(vc vai precisar de tres) eles atendem bem, ENCHA-OS ATEH O COMEÇO DO GARGALO, QUANTO MENOS AR MELHOR, tape-os com rolha de borracha (podem ser compradas em lojas de aparelhos de laboratorio quimico), furada no centro, para saida do respiro (valvula), eu uso aquele tubinho de soro medicinal, se vc ja tomou soro na veia sabe do que estou falando, a ponta da mangueirinha deve ficar mergulhada em um recipiente com agua, de tal modo que o CO2 produzido pela fermentação saia e não entre ar no garrafão. Lacre a rolha no gargalo do garrafão com fita adesiva, estas de embalagem.
Costumo esperar +- 2 meses ate acabar completamente a fermentação,
continua a seguir......
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário