quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Filme da discussão (imperdível)



Durante o aniversário da minha mãe (60 anos), discutimos um pouco a quantidade de garrafas que temos que separar para o envaze final de novembro e como não poderia deixar de ser, o nome Weindorf, Paralelo 22, Casa Correas, Maison Chade, etc.

Discussão em família é muito calorosa!

Rótulo do Weindorf



Os artistas queriam sem os cavalos, de outra cor, etc. Uma discussão interminável. Mais complexa que a discussão do próprio nome.

O brasão é da cidade de Pinsdorf na Áustria.

Discussão do nome




Como vimos, já no segundo final de semana (03.03.3007), começamos as discussões do nome do vinho.

Como temos artistas na família, fizemos 2 simulações:

- Paralelo 22 (localização de Extrema)
- Weindorf (tradução Vila do vinho e similar ao nosso sobrenome Pinsdorf)

Contagem Garrafões





Na contagem: 10 garrafões de 20 litros, ou seja, 200 litros de vinho para 300kg de uva. Ainda teremos perdas naturais (nos próximos transbordos) e acidentais (será relatada posteriormente no final de semana adequado rsrsrs).

Fermentação



Penúltimo passo antes de encerrarmos o segundo final de semana. A verificação se a fermentação continua bem ativa e se os respiros estão bem posicionados. Qualquer deslize nesse momento será vinagre na certa.

Respiro na água



Com o respiro preso ao garrafão, a outra ponta tem que ficar dentro de um balde com água. Assim, conforme ocorre a fermentação, bolhas de ar saem e nada entra. A vedação do garrafão tem que ser muito bem feita.

Colocar o respiro



Depois de colocar no galão é hora de fechar bem com rolha e fitas.
Posteriormente, colocar o respiro que o Doutor tem de sobra.

Caroços ao fundo



Ao final do envaze, notem os caroços no fundo do tanque grande.

Cor do vinho



Notem a cor do vinho!

Notem também a luva amarela. Vamos começar a colocar no blog toda a história que está por trás desse vinho. A luva amarela estava com o Seu José Correa pois uma semana antes ele se acidentou (quase que fatalmente) abrindo uma lata de azeite.

Como o vinho não poderia ser contaminado, ele não teve outra alternativa.

Do balde para o garrafão



Nesse filme já começamos a ver a tiração de sarro e a discussão do nome do novo vinho.
Schloss PInsdorf, Maison Chade, Weindorf, Casa Correa, Nosso Vinho, ...

Nesse momento da postagem poderia sugerir mais 2 nomes:
- nosso Barollo
- Il Diavolo Rosso

Segunda peneirada



Conforme as cascas vão acabando, invertemos o procedimento, passando para o balde antes de engarrafar.

Primeira peneirada



Depois de retirar as mais secas, começamos a primeira peneirada. Uma peneira do tipo de piscina teria nos ajudado muito mais, mas também teria terminado o serviço muito mais rápido (o que nem sempre é o objetivo...).

Retirando as cascas



Começamos esse segundo final de semana retirando as cascas mais secas que ficaram na superfície.

Segundo final de Semana 03/03/2007



A segunda fase da produção do vinho, também muito importante, é o envaze. Fazemos isso uma semana após o esmagamento.
Durante a semana inteira os quase 300kg de uva desgalhados, esmagados e com um pouco de açúcar adicionado, inicia sua fermentação no tanque de 500 litros. O caseiro do sítio mexia uma vez por dia.
As cascas sobem, os caroços descem. Ao final de uma semana retiramos as cascas secas e engarrafamos o néctar, que continua sua fermentação com toda força. Por isso é importante colocar os respiros.

sábado, 25 de agosto de 2007

Final do primeiro final de semana




E dessa maneira terminamos nosso primeiro final de semana. COm certeza o mais trabalhoso de todos (desgalhar, esmagar, adicionar açúcar, mexer, colocar no tanque grande e arrumar tudo).

Com todo esse trabalho, somente uma leitoa pururuca nos restaurantes da rod. Fernão Dias poderiam nos reanimar. Logicamente que com um "branquinha" para acompanhar.

O pessoal estava tão motivado para fazer vinho novamente que o serviço começou antes das 6h00 da manhã. Também podemos levar em conta o fator "idade" dos caras. Todo mundo arrastando corrente. Durante a madrugada era um tal de acordar e aquele barulho de neguinho tirando comprimido da embalagem (pressão alta, costas, pernas, colesterol, etc). Deveríamos aprender a fazer remédios também. Tipo aqueles pajé "véio" cheio de sabedoria.

Há alguns anos atrás, saia com essa turma e eles levavam um "sacolinha" de supermercado com as roupas para o final de semana inteiro. Hoje, cada um tem uma mala considerável para dormir somente algumas horas (por que eles não dormem mesmo).

A explicação é que, na verdade, a sacolinha de supermercado continua lá (afinal, uma vez Ogro, sempre Ogro). O resto da mala é remédio mesmo.

Já ia esquecendo: esses 300kg de uva, custaram R$300,00.

Rótulo do "Maison Chade"



Em uma das "colheitas", muitos anos atrás, o Doutor Sérgio mandou fazer um rótulo e batizaram o vinho de "Maison Chade" (sobrenome do dono do sítio.

Veremos adiante grandes e calorosas discussões dos novos possíveis nomes (Weindorf, Paralelo 22, Casa Correa, etc). O Sergião deve continuar com o Maison pois tem muitos rótulos guardados ainda.

Cuidados importantes e valor sentimental



Segue abaixo um depoimento do Wiland sobre alguns cuidados importantes e a deixa de por que fazemos e curtimos tanto todo o processo:

"Pedro,se tiver alguma dificuldade adicional entre em contato, eh tudo muito simples, dois cuidados absolutos, LIMPEZA, AUSENCIA DE QUALQUER TIPO DE METAL CONTAMINANTE. Use so plastico, vidro e inox.
Vc. vai ficar fregues, se possivel faça VINHO com seus amigos, em S.P. eh dificil depois de um dia de trabalho ter saco para fazer visita, saida , grupo de amigos de mais de 40 anos se reune para fazer o NECTAR DOS DEUSES, todo ano no minimo 6 vezes, que são as fazes para amassar, separar cascas e sementes, transbordar e selar, mais um transbordo de purificação, engarrafamento. No ultimo grande parte do NECTAR jah eh consumido juntamente com muita carne, afinal nem soh de trabalho vive o homem
sds
Wiland"

Adicionando o açúcar

NO dia 24.02 mesmo, após o esmagamento na máquina, adicionávamos açúcar, misturávamos e depois colocávamos no tanque de 500 litros para a fermentação da primeira semana.

sábado, 18 de agosto de 2007

Tudo em 24.02.2007



Como esse blog é "retroativo", até eu avisar que estamos em outra data, tudo se passa no mesmo finalo de semana e não na data da postagem do blog.

Nesse filme vemos o recipiente onde colocamos as uvas já amassadas e já com o açúcar adicionado.

No filme aparecem o Doutor Sérgio e o Benedito (seu fiel escudeiro).

Esmagando as uvas



Utilizamos essa maquininha para amassar as uvas. Na verdade não existe nada de especial. A não ser pela quantidade, poderia ser feito com a mão mesmo, ou mais tradicionalmente, com os pés.

Continuação do post no Orkut


Apos o termino da fermentacao, para de borbulhar a mangueirinha que esta imersa em agua, jah temos o vinho pronto, mas eh necessario limpa-lo, ele esta turvo (jah da para dar um golinho, estara muito acido, tipo vinho verde). Faremos o transbordo com todo cuidado para garrafoes limpos, vamos precisar de um QUARTO garrafao para a primeira troca.
Use uma mangueira destas de tirar gasolina do tanque do carro, que tem uma pera de succao acoplada, NOVA, e fazendo sifao, transborde o conteudo do garrafao de fermentacao para o limpo e vazio, tomando MUITO CUIDADO para nao sugar o fundo que tera +- dois dedos de
BORRA, que deverah ser jogada fora. Eh perfeitamente visivel esta camada de impureza, cuidado com ELA.
O vinho transvazado nos garrafoes limpos, deverah ser fechado agora com rolhas sem furo, e devidamente LACRADOS, com fita colante. Eh a fase de depuracao e amadurecimento do vinho. Esta operacao podera ser feita mais uma vez dois meses apos.
O vinho decantarah as impurezas, que ficarao no fundo, e tornar-se translucido, LINDO.

O tempo certo para engarrafa-lo eh por volta de novembro, considerando-se que comecamos o processo em fev/mar.\

Sempre que houver transbordo CUIDADO COM O FUNDO, COM AS IMPUREZAS.

OBS. 80 KG OCUPARAO MAIS QUE O RECIPIENTE DE 60 LITROS, QUE NAO DEVE SER ENCHIDO ATEH EM CIMA, TEM QUE SER DEIXADO ESPACO PARA O AUMETO DE VOLUME DURANTE A FERMENTACAO DAS UVAS, A SOBRA DEVERAH FICAR EM UM RECIPIENTE MENOR, SERAH USADA PARA COMPLETAR O VOLUME DOS GARRAFOES DURANTE O PROCESSO.

SE SOBRAR DUVIDAS, FACAM CONTATO, AJUDAREI NA MEDIDA DO POSSIVEL.

O dia era 24 de fevereiro de 2007


Compramos as uvas no Ceasa e um amigo do Doutor Sérgio transportou até o sítio.

Nessa mesma semana, meu pai, Wiland, postaria o seguinte texto na comunidade de vinho caseiro do Orkut:

Pessoal,estou em S.P., ainda deve haver uva Sta. Izabel no CEASA vinda de Sta.Catarina, eh por aih.
Exemplo:
80 kg de uva Sta Izabel
07 kg. açucar cristal ( no maximo 10% do peso das uvas), este ano elas estao bem doces, choveu pouco na epoca da colheita.
o resto eh so alegria e trabalho.

Em um recipiente de plastico (tipo lixeira) para 60 litros, jogue as uvas desgalhadas e amassadas, pode ser com as mãos (ATENÇÃO SEM OS CACHOS, ELES TEM MUITO TANINO)adicione o açucar e mexa com uma colher de madeira ate o açucar desaparecer.( ATENÇÃO NÃO USAR NADA DE METAL, ALUMINIO, FERRO E QUETAIS SÃO PROIBIDOS).TRABALHAR COM PLASTICO, INOX E VIDRO, tudo muito bem limpo e seco.
Eh preciso atenção ao amassar as uvas para não quebrar os caroços, eles estragam o vinho, por isso usam-se as mãos ou os pés(inheca),.

Deixa-se esta mistura, POR UMA SEMANA, cobrindo o recipiente com um pano, EH PRECISO MEXER PELO MENOS TRES VEZES AO DIA, PARA MANTER AS CASCAS SEMPRE MOLHADAS, neste periodo as cascas ficarão em cima, o mosto no meio e os caroços e impurezas em baixo.
No setimo dia, retire as cascas com cuidado, deixe-as escorrendo em uma peneira de plastico, caindo o mosto restante em um outro recipiente, não aperte muito tentando economizar, a perda existe mesmo.
Transborde o mosto para garrafoes (20 litros)destes de agua mineral,(vc vai precisar de tres) eles atendem bem, ENCHA-OS ATEH O COMEÇO DO GARGALO, QUANTO MENOS AR MELHOR, tape-os com rolha de borracha (podem ser compradas em lojas de aparelhos de laboratorio quimico), furada no centro, para saida do respiro (valvula), eu uso aquele tubinho de soro medicinal, se vc ja tomou soro na veia sabe do que estou falando, a ponta da mangueirinha deve ficar mergulhada em um recipiente com agua, de tal modo que o CO2 produzido pela fermentação saia e não entre ar no garrafão. Lacre a rolha no gargalo do garrafão com fita adesiva, estas de embalagem.
Costumo esperar +- 2 meses ate acabar completamente a fermentação,
continua a seguir......

300kg de Uva Santa Izabel


Ficamos alguns anos sem fazer o vinho. Principalmente porque quando a uva chega no Ceasa, é próximo do carnaval e muitas vezes é difícil reunir o pessoal para a etapa mais difícil e desgastante da fabricação do vinho.

Desgalhar, amassar, adicionar açúcar (infelizmente, mas discutimos posteriormente) e armazenar.

Na foto eu e meu pai desgalhando parte dos 300kg.

Local


Tudo se passa no sítio do Doutor Sérgio em Extrema-MG. Aprox. 1,5h de São Paulo, o sítio fica bem no pico de uma morro, o que proporciona um clima magnífico e um visual fantástico.
Extrema fica na Latitude 22 graus, o que originou um dos possíveis nomes do vinho que estamos fazendo.

Início do blog


Bom pessoal,

como meus primeiros testes deram certo, inclusive colocando vídeos carregados no youtube, vou começar a descrever como fazemos um vinho caseiro, mostrando fotos, vídeos e tudo mais que for possível.

Além da questão de fazer o vinho propriamente dita, o mais legal de tudo isso é a convivência com família e amigos e os momentos de muita diversão e felicidade juntos.
Criacao do blog em 18.08.2007